segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Brasil está de volta às Olimpíadas

Enfim, o futebol brasileiro está de volta às Olimpíadas e não repetiu o fracasso da geração Robinho, Diego e Nilmar que naufragaram no torneio Pré-Olímpico de 2003. Dessa vez na era de Lucas e Alexandre Pato faturamos o título do Sulamericano Sub-20, realizado no Paraguai, com um time modesto. Por pouco, o Brasil não ficou de fora das Olimpíadas de Pequim-2008. O Brasil começou mal o hexagonal final, empatando as duas primeiras partidas. No jogo contra o Chile(2 a 2), o Brasil foi prejudicado pela arbitragem e perdeu vários jogadores por suspensão. O volante Fernando foi banido da competição, por ter agredido o juiz. No jogo contra o Uruguai(3 a 1 Brasil), com a escassez de jogadores, chegamos a ter somente 4 jogadores no banco de reservas. Na partida seguinte, no sufoco vencemos donos da casa, com 1 gol no finalzinho da partida. O título do sulamericano veio ontem contra a Colômbia, vitória por 2 a 0, gols de Lucas e Edgar.
É certo que a base que obteve a vaga para as Olimpíadas não será repetida em 2008. Somente Lucas e Alexandre Pato devem estar em Pequim, no próximo ano. O técnico Nélson Rodrigues, especialista nas categorias de base, não dirigirá a seleção em 2008. A CBF deve optar por um técnico de ponta. Dunga, técnico da Seleção principal já manifestou interesse em comandar o time nas Olimpíadas.
Este time Sub-20 teve poucos jogadores de qualidade. O goleiro Cássio, o lateral Fagner, o volante Lucas(na minha opinião, o craque da competição), o meia Leandro Lima e o atacante Alexandre Pato foram muito bem no Campeonato e merecem ser observados por Dunga. Lucas já figurou na Seleção principal, durante alguns amistosos. O menino Alexandre Pato deve estar pulando de alegria, porque em menos de dois meses conquistou dois títulos de importância: O Mundial Interclubes, pelo Internacional de Porto Alegre e agora o Sulamericano Sub-20, pela Seleção Brasileira. Pato tem um grande futuro pela frente, se não se mascarar.
O ponto fraco deste time Sub-20 foi a defesa. Tanto Eliézio quanto Thiago Heleno deixaram os brasileiros com cabelo em pé. São fraquíssimos. Outro que não deveria nem ter feito parte do elenco era o atacante Edgar, aquele que ficou pouco tempo no São Paulo. A diretoria são-paulina deve ter percebido a ruindade deste jogador e tê-lo dispensado. Na Seleção fez lances bisonhos. Na última partida, conseguiu perder um gol sem goleiro. Isolou a bola para as arquibancadas do estádio Defensores Del Chaco.

Um comentário:

Tiago Maranhão disse...

Rafa,

eu torço para que tenham o bom senso de manter o nosso caro Nelson Rodrigues à frente da seleção olímpica em Pequim. O cara faz o mais difícil, roe o osso, e na hora boa tiram o doce dele? Sacanagem!

Será que o Nilmar terá idade pra disputar os Jogos?

E como joga o Lucas!

Grande abraço!

Parabéns pelo visual novo do blog.