sábado, 29 de março de 2008

Haja emoção!!

Sem graça. Era o que diziam os amantes do futebol em boa parte do Campeonato Paulista. É verdade que até ali, os grandes clubes paulistas ainda não haviam embalado na competição e somente o São Paulo figurava entre o G-4. Mas de repente tudo mudou. Emoção é o que não falta agora. Faltando apenas duas rodadas para o fim do estadual, os grandes começaram a mostrar a "cara" e que já não admitem ficar longe das semifinais. O exemplo mais completo é o Santos, que durante várias rodadas ocupou a zona do Rebaixamento. Ninguém apostava, no Peixe, eu me incluo neste grupo. Há cinco rodadas, a equipe de Emerson Leão não sabe o que é derrota ou empate, e a classificação à segunda fase já seria algo possível. Hoje a distância é de apenas 2 pontos para a Ponte Preta, 4º colocada. Se vencer o lanterna Rio Claro, algo fácil de acontecer, e Ponte Preta e Corinthians perderem seus jogos entra no seleto grupo dos quatro primeiros colocados. Em situação mais tranquila, nas últimas rodadas, o Corinthians viu a sua situação se complicar. A derrota no clássico para o Santos, somada com o triunfo do São Paulo sobre e o Sertãozinho, deixaram o time fora do G-4, e agora o Timão não depende de si mesmo para passar às semifinais. Além de vencer os dois jogos que restam, Marília(no Morumbi) e Noroeste(em Bauru), tem que torcer para a Ponte Preta somar no máximo 4 pontos, nos jogos que faltam: Noroeste(casa) e Santos(fora). Quem está em situação mais tranquila é o Palmeiras, que se vencer o São Caetano, no sábado, no Palestra Itália, garante matematicamente à classificação. O líder Guará também tem uma moleza pela frente. Receberá o Sertãozinho, virtualmente rebaixado, dependendo somente da vitória para se garantir na segunda fase.

Creio que duas vagas estão definidas: Palmeiras e Guaratinguetá. A do São Paulo está bem encaminhada. Boto entre os semifinalistas se vencer o Bragantino, em Bragança. Não será facil. O time mandante joga bem em seu estádio, que por sinal apresenta um péssimo gramado. Se julgar pelo fraco futebol que o Tricolor vêm jogando, o torcedor tem que se preocupar.

Ainda brigam pelas duas vagas: São Paulo, Ponte Preta, Corinthians, Santos e Barueri. Para mim vão classificar nessa ordem: Palmeiras, Guaratinguetá, São Paulo e Corinthians.

Nenhum comentário: