quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Briga pelo título está acirrada

A partir de agora, não arrisco mais em apostar em quem será o Campeão Brasileiro. Rodadas atrás cravava que o Grêmio ergueria o caneco, mas os resultados desse final de semana me deixaram com um enorme ponto de interrogação na cabeça. O líder Grêmio tropeçou contra o Goiás, no Olímpico e o Palmeiras venceu o Cruzeiro, no Mineirão, assumindo a vice-liderança e encurtando a diferença para três pontos para o Grêmio. Do primeiro ao quinto colocado não podemos descartar ninguém quanto às possibilidades de título. Os times estão todos nivelados. Ao contrário dos anos anteriores não há nenhuma grande equipe nessa edição.

Na ponta de baixo da tabela, o Santos começa a dar sinais de recuperação. No returno é o único invicto e há duas rodadas está fora da zona de rebaixamento. Mas a situação ainda não é nada confortável. Para escapar definitivamente da degola precisa melhorar o desempenho fora de casa, onde só venceu uma partida. Do 12º, Atlético MG ao 20º, a Portuguesa, todos tem chances de serem rebaixados.

A lanterna Portuguesa caminha a passos largos para voltar a série B. Repito pela centésima vez. Não acho o time ruim. Possui jogadores medianos como o goleiro experiente Sérgio, ex-Palmeiras, o lateral Patrício, vice-campeão da Libertadores de 2007 pelo Grêmio, o zagueiro Ediglê, campeão mundial pelo Internacional em 2006, o volante Gavillán, da Seleção Paraguaia, o bom meia Edno, ex-Noroeste e o atacante Jonas, ex-Santos e Grêmio. O maior problema da diretoria do time lusitano foi ter demitido o técnico Vágner Benazzi. Valdir Espinoza foi contratado e não durou muito no cargo devido aos fracos resultados. Estevam Soares chegou há pouco tempo e está tendo dificuldades para tirar a Lusa do buraco.

O futebol carioca podem ter apenas dois representantes na série A de 2008, o que seria lamentável. Vasco e Fluminense fazem campanhas médíocres e se o campeonato terminasse hoje ambos morreriam abraçados na série B.

Nenhum comentário: