segunda-feira, 13 de julho de 2009

A chata dança dos técnicos




Todo ano é a mesma coisa. Basta um time ter uma má campanha no Campeonato Brasileiro para a bomba estourar em direção ao lado mais fraco: o do treinador. Só nessa segunda-feira, três técnicos foram dispensados pela cartolagem: Márcio Bittencourt, do Náutico, Carlos Alberto Parreira, do Fluminense e Vágner Mancini, do Santos.

Um caso a parte

O Santos tem se notabilizado por degolar os seus técnicos numa velocidade semelhante a da luz. Em pouco mais de um ano, quatro treinadores passaram pelo clube, todos sem sucesso: Émerson Leão, Cuca, Márcio Fernandes e mais recentemente Vágner Mancini, que não resistiu a goleada humilhante para o Vitória por 6 a 2. Essa constante troca de técnicos ao meu ver mostra que o grande problema no Peixe não é quem comanda o time pelo gramado e sim jogadores e diretoria. O presidente "ditador" Marcelo Teixeira a cada ano que passa gasta uma dinheirama com jogadores que não tem a mínima condição de vestir a camisa do Santos, que um dia foi de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Traz jogadores sem nenhum comprometimento com o clube e que se dividem em grupos, nas famosas "panelinhas". O goleiro Fábio Costa não se dá bem com quase ninguém no elenco. Ainda no Campeonato Paulista desse ano, brigou feio com o companheiro Fábiano Eller e o pior quase o agrediu com uma tesoura, sendo contido pelos demais atletas. Há cerca de 20 dias, às vésperas do jogo contra o Atlético MG discutiu ásperamente com o preparador de goleiros do clube. O até então treinador Wágner Mancini se revoltou contra quem dedurou a briga para a imprensa. Disse que assim que soubesse do "X-9" iria puní-lo.
Na semana retrasada, o zagueiro Fabiano Eller, afastado do time, reclamou que jovens promessas com Neymar e Paulo Henrique não estavam ajudando o setor defensivo e que isso seria uma das razões para o Santos ter a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro. De fato o clima é o pior possível pelos lados do CT Rei Pelé.
É lastimável um jogador de várzea como Domingos ser titular. É um grosso e comete falhas grotescas prejudicando o time todas as vezes que entra em campo. Está mais do que na hora de a diretoria ver esse absurdo e botar na rua essa mediocridade.
Enquanto não promove uma faxina no elenco, a diretoria negocia a chegada de um novo treinador. Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho são os nomes mais fortes. Creio que será uma bobagem Luxemburgo retornar ao clube. Há um bom tempo, o técnico não produz nada e tem um salário altíssimo, que não condiz com a realidade financeira do futebol tupiniquim. Muricy é o nome mais honesto. Mesmo tendo um custo alto, não igual do de Luxemburgo, é um treinador sério e que cobra o máximo de seus jogadores. Porém sua chegada não é certeza de sucesso. É necessária a vinda de alguns reforços para o Santos voltar a ser grande, um time que seja competitivo e que não tenha o objetivo de fugir do Rebaixamento, como na edição passada do Brasileirão.

3 comentários:

Igor Férva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Férva disse...

O Santos não cai, mesmo pq tem um time melhor do que do ano passado. Mas o grande problema é que temos laranjas podres do elenco, mas essas laranjas podres não têm substitutos à altura, são elas: Fábio Costa (que considero ídolo hein), Kléber Pereira e Fabiano Eller. Tem outros tb, mas esses 3 são so principais, e alguns jogadores que não são tudo isso que a torcida tenta acreditar que são craques: Molina e Madson. PH e Neymar têm futuro brilhante ainda, mas ainda não estão preparados para quando o bicho pega. Eu gosto do Mancini, mas ele perdeu a mão no elenco e em 10 radodas nao acertou a defesa. Enfim torço para que venha o Muricy, ou o Felipão.

Renato Pinto disse...

Na verdade o Marcelo Teixeira está desgastando a própria imagem com essa sucessão de mandatos a frente do Santos.
Acho que o Vagner Mancini teve a parcela de culpa na má campanha do peixe, mas sem jogadores à altura de um clube como o Santos fica impossível almejar o topo.