sexta-feira, 24 de julho de 2009

A grande fase dos goleiros brasileiros

Há algum tempo atrás, o Brasil, país do futebol, era motivo de chacota por revelar poucos bons goleiros, como Gilmar dos Santos Neves e Émerson Leão. Nossa especialidade era em formar bons meias e atacantes. "Nuestros hermanos" argentinos eram superiores na posição.

De 2000 para cá, os papéis começaram a se inverter. Temos hoje uma excelente safra de goleiros brasileiros atuando em terra brasilis e no exterior. Pegando como parâmetro, o atual Campeonato Nacional é fácil constatar o quanto temos grandes talentos debaixo das traves. Alguns exemplos, o gremista Victor, o cruzeirense Fábio, o corintiano Felipe, o atleticano Aranha. E no exterior, o ex-palmeirense Diego Cavalieri, reserva no Liverpool, o ex-atleticano Diego Alves, titularíssimo no Almería da Espanha e Julio César, o melhor goleiro do mundo na atualidade defendendo as cores da Internazionale. Isso sem falar nos veteranos e consagrados Marcos e Rogério Ceni.

Dunga, comandante da Seleção Brasileira deve estar tendo uma boa dor de cabeça. Afinal, possui um grande leque de opções para a camisa número 1. Júlio César é nome certo para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. E a concorrência para as duas vagas restantes para compor o grupo é bem acirrada: Victor, do Grêmio, Gomes do Tottenham e Doni, da Roma estão na briga.

A Argentina já não revela bons goleiros como antes. Talvez os melhores nomes sejam Carrizo, da Lazio, Pato Abondanzieri, do Boca Juniors e Andrújar, do Estudiantes de la Plata. E esses três não são excepcionais. Prefiro muito mais os nossos arqueiros.

Nenhum comentário: