sábado, 4 de julho de 2009

Renovação na Seleção Brasileira de Vôlei

Bernardo Rocha de Rezende. Esse é o nome da pessoa que revolucionou o vôlei brasileiro masculino. Treinador da Seleção Brasileira, desde 2001, trouxe os maiores títulos da história do esporte para o país: 2 Campeonatos Sulamericanos, 2 títulos de Campeonato Mundial, 5 Ligas Mundiais, uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004 e uma de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Formou uma base sólida. De uma hora pra outra, a seleção virou o grande bicho papão no mundo. Batê-la era uma das tarefas mais difíceis. Em 2008, começou a ver desgastes entre seus comandados. O desempenho foi afetado. Na Liga Mundial,o Brasil terminou na modesta 4ª posição. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, perdeu a final para os EUA. E no fim do ano, o vice-campeonato da Copa América.
Uma renovação no grupo era importante visando as Olimpíadas de 2012, em Londres. Muitos dos atletas estavam com idades avançadas.
No fim do primeiro de semestre de 2009, Bernardinho deu início a reformulação. Saíram Nalbert, Gustavo, Marcelinho, Anderson e André Nascimento. Caras novas chegaram como o oposto Rivaldo, de 29 anos, os pontas João Paulo e Thiago Alves, e o central Tiago Barth. Dos que conquistaram o ouro em Atenas, em 2004, somente o líbero Escadinha permaneceu no elenco.
Mesmo com o desentrosamento, a seleção teve um bom início na Liga Mundial. É o líder do Grupo D com 20 pontos, 9 a frente da vice-líder Finlândia. Em oito jogos, somou sete vitórias e apenas uma derrota, no último sábado para a Finlândia.
A confiança é grande para que a renovada seleção repita o sucesso da primeira base formada por Bernardinho.

3 comentários:

rodrigo viana disse...

o bernardinho foi fora de série.
resta saber se ele também nao deve ser renovado.

Renato Pinto disse...

Tem toda razão. Já estava na hora do elenco ser renovado para que desgaste não ocorra.

Abraços.

Anônimo disse...

Quem é que se importa com volei???