quarta-feira, 13 de junho de 2007

Boca humilha o Grêmio e fica muito perto do título

O Grêmio manteve o mau retrospecto fora de casa, na Libertadores, e foi goleado pelo poderoso Boca Juniors, por 3 a 0. O meia Riquelme foi o destaque do jogo. Além de marcar o 2º gol, participou dos outros dois, em jogadas de bola parada. A situação do Grêmio ficou muito ruim. Agora, para ser tricampeão da Libertadores da América precisa vencer o Boca por 4 gols de diferença. Vitória por 3 gols leva a decisão à prorrogação. Persistindo a igualdade na soma dos resultados, a diputa vai para os pênaltis. Não acredito que o Grêmio, reverta o placar, pois o Boca deve vir para a Porto Alegre bem fechado e buscando os contra-ataques. Às vezes, o Boca costuma jogar melhor fora de casa, do que na própria La Bombonera. Quem não se lembra das Libertadores de 2000 e 2003, quando o time levou o título em cima do Palmeiras e do Santos, em pleno Morumbi?
O Grêmio começou a partida melhor que o Boca, marcando o time argentino no campo de ataque. O garoto Carlos Eduardo, um grande promessa, criava as melhores oportunidades do time. Aos 18 minutos, o Boca abriu o placar. Riquelme cobrou falta e tocou para Palermo, que em posição de impedimento, deixou para Palmermo marcar. A partir deste gol, o Boca só administrou o placar até o final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Boca voltou a mil por hora. Logo aos 7 minutos, um lance incrível. Palácio chutou em direção ao gol e o zagueiro gremista Teco tirou a bola em cima da linha.
Seis minutos depois, o volante Sandro Goiano foi corretamente expulso ao chutar o argentino Banega. A partir daí só deu Boca. Aos 28 minutos, Riquelme, que se despediu de La Bombonera, de falta, fez o 2º gol. Após a Libertadores, Riquelme voltará ao futebol europeu.
Aos 41 minutos, o Grêmio talvez teve a sua melhor chance de marcar. De fora da área, Lucas chutou forte, o goleiro Caranta soltou nos pés de Diego Souza, que desperdiçou a oportunidade.
Quando o jogo se caminhava ao fim, Patrício completou para a própria meta. O 3º gol deixa o Grêmio numa situação muito difícil para o jogo de volta, em Porto Alegre, na próxima quarta. Só um milagre tira a taça das mãos do Boca.
Além de Riquelme que desequilibrou, também tem que se destacar o atacante Palácio, que infernizou a zaga gremista.
Dos lados do Grêmio, Lúcio, ex-Palmeiras e São Paulo foi bem. Ao contrário de jogadores com maior experiência no elenco gaúcho, o garoto Carlos Eduardo não amarelou. Esse tem um futuro promissor. Seria tão bom se o Grêmio conseguisse segurá-lo pelo menos até o final do ano. Mas acho pouco provável que Carlos não se transfira ao exterior, principalmente após o Mundial Sub-20.

Nenhum comentário: