segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Campeonato Brasileiro vai se definindo


Muito equilibrado o Campeonato Brasileiro. Menos na liderança, na qual o São Paulo manteve 9 pontos sobre o Cruzeiro e venceu o Santos no final de semana, concorrente direto ao título. O Tricolor perde este campeonato só se ocorrer uma tragédia. Contra o Santos, a equipe de Muricy Ramalho talvez fez sua melhor exibição no ano. No 1º tempo, marcou o Santos em seu campo de ataque. O time santista quase não chegou com perigo, tendo dificuldades de furar o bloqueio são paulino. No 2º tempo, em 5 minutos, o São Paulo matou o jogo com Breno e Borges e poderia ter feito mais, não fosse o relaxamento. No último minuto, a excelente defesa foi vazada depois de 9 jogos no Brasileirão. Por falar em zaga, que golaço do garoto Breno hein? Driblou meio mundo como se fosse um meia e com tranquilidade pôs a pelota nas redes de Fábio Costa. Pintura também foi o gol santista, após bela troca de passes de Morais, Kléber e Rodrigo Souto. Pena que o Santos reagiu tarde demais.

O equilíbrio é maior entre os que disputam vagas para a Libertadores de 2008. São Paulo e Cruzeiro, para mim já estão garantidos no torneio, portanto restarão duas vagas, que devem ficar com Santos(42), Botafogo(41), Grêmio, Vasco e Palmeiras(40 pontos).

Na zona de Rebaixamento também o equilíbrio é prevalecido. Com América e Juventude particamente rebaixados, vão sobrar duas vagas, que devem ficar com Náutico, Paraná, Atlético PR, Atlético MG e Corinthians. Desses 5 clubes, o que vêm tendo melhor desempenho e aos poucos saindo da Zona da Degola é o Náutico, que vem de 3 vitórias consecutivas. Já o Corinthians, que para muitos tinha praticamente escapado da degola, após a brilhante vitória sobre o Santos, volta a viver a dura realidade, a de não cair para a série B, assim como em 2006. O time vem de duas derrotas seguidas e já não dá sinais de recuperação. Despencou da 12º colocação para a 14, há dois pontos do Paraná, primeiro da lista do Rebaixamento. Os próximos jogos não serão moleza: Palmeiras, Sport(C), Fluminense(F) e São Paulo.

Além de São Paulo e Santos, mais clássicos agitaram a rodada. Grêmio e Inter, Vasco e Flamengo e Atlético e Cruzeiro. Desses 3 só pude ver o carioca, empatado em 1 a 1, que começou alucinante, mas que no decorrer da partida o nível foi caindo. O Vasco foi melhor, criando 4 chances claras, esbarrando nas mãos do goleiro flamenguista, Bruno, o melhor em campo. O juiz deixou de dar um pênalti para o Flamengo no início da partida e dois para o Vasco, assim interferindo no resultado da partida.

O Grêmio venceu o rival por 1 a 0 e viu suas chances de vaga na Libertadores crescerem. Domingo, enfrenta o Santos em jogo de seis pontos.

No espetacular clássico mineiro, 7 gols. O Cruzeiro abriu 2 a 0, logo no começo, mas viu o Galo fazer 3 gols e virar o jogo. O novato Guilherme, entrou e decidiu a partida para o Cruzeiro, fazendo o gol do empate e da virada. Que chocante a agressão do lateral Coelho em cima de Kerlon, aquele do drible da "foquinha". O jovem executou sua jogada característica, com objetividade, e Coelho achando menosprezo com seu time deu uma braçada em Kerlon e corretamente foi expulso. Ele não fez a jogada para menosprezar e sim para tentar ampliar o placar, já que estava indo em direção ao gol. Mais um pouco a frente, sofreria pênalti. Por essas atitudes de brucutus, cada vez mais o futebol fica mais chato. Jogadas de Kerlon relembram o futebol arte preconizado na 2ª metade do século passado. Xô brucutus!!

Nenhum comentário: