quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Drama: O Corinthians vai cair?

Diria que a situação do Corinthians em seguir na série A no Brasileirão em 2008 é complicadíssima, mas não impossível como muitos dizem por aí. É claro que esse é um dos piores times da história corintiana. Faltam 6 jogos e se vencer pelo menos 4, sendo que um contra o Goiás, concorrente direto contra o Rebaixamento, o Timão não vai depender de ninguém para permancer na elite.

Grêmio e Flamengo, que ainda vão jogar contra o Timão até o final do Brasileiro, viveram situações dramáticas em anos anteriores, mas escaparam do Rebaixamento. Os gaúchos viveram situações delicadíssimas em 2003. O Grêmio estava dez pontos atrás da última equipe que seria rebaixada e restavam 13 rodadas, quando iniciou uma reação. Com probabilidade de 94% de ser rebaixado, obteve sete vitórias, três empates e três derrotas nos 13 jogos restantes, o que elevou o aproveitamento para 62%, assim evitando o rebaixamento. No entanto, naquele ano, um aspecto ajudou os gaúchos. Apenas duas equipes caiam à Série B. Outra coincidência é o adversário que o Grêmio enfrentou na última rodada, quando escapou definitivamente. Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Olímpico, os gaúchos fugiram da Série B. O confronto se repete novamente neste ano. Já o Flamengo viveu esta situação em 2005. À época, o time tinha 41 pontos, era o primeiro integrante da zona de rebaixamento e restavam seis rodadas. A equipe então iniciou uma reação, somando 14 pontos em 18 possíveis - 78% de aproveitamento -, evitando o rebaixamento. Por isso, acho possível uma reação corintiana deste tipo. Afinal, o futebol é uma caixinha de surpresas.

***Essa recuperação tem que começar domingo contra o Figueirense, no Pacaembu, que deverá estar lotado. mesmo com a grave crise, a torcida promete apoiar até o fim. Qualquer resultado que não seja a vitória, sepultará de vez as chances do Corinthians permanecer na primeira divisão e pior se o Goiás vencer o Santos, na Vila Belmiro, no sábado, o que não seria uma surpresa, pois o Santos não vem bem no campeonato.

Curtas

A recuperação que o Flamengo está tendo neste campeonato é fantástica. Praticamente o primeiro turno inteiro ocupou a Zona de rebaixamento. No returno, o time subiu na tabela e começa a sonhar com uma vaga na taça da Libertadores de 2008, o que não é tão difícil de acontecer, levando em conta que Santos, Grêmio e principalmente Cruzeiro estão em queda na tabela. Nos últimos 6 jogos, o Mengo venceu 5 e perdeu somente um, excelente aproveitamento. E tem mais, o time é praticamente imbatível no Maracanã. Perdeu somente uma vez, para o Vasco, há cerca duas semanas. O time carioca recebe ajuda da imensa torcida rubro negra. Se cuida Corinthians!! Quarta-feira, o Mengo é o adversário. Para esse jogo são esperados mais de 79 mil torcedores.

E o Palmeiras hein? Desacreditado, no início da temporada, muitos diziam que o time ia lutar para não cair, e qual a surpresa? O Verdão é o vice-líder e praticamente está garantido no Libertadores, no ano que vem. Parabéns a Caio Jr, que não começou tão bem o ano, mas no decorrer da temporada abandonou conceitos que na minha maneira de ver não dão certos. Ele vêm pondo em campo, uma equipe com dois zagueiros (Gustavo e Dininho) e dois meias ofensivos (Caio e Valdívia),o que está dando muito certo.

sábado, 20 de outubro de 2007

Série B com muita emoção, menos no topo da tabela

Depois de ficar um bom tempo sem falar da série B, vou retornar ao assunto. Assim como na série A, o título na divisão de acesso está praticamente definido. Se por um lado, na divisão de elite, o São Paulo mantem uma grande diferença sobre o vice-líder (hoje 11 pontos, se vencer amanhã, a diferença pode aumentar ainda mais), na segundona, a situação não é diferente. O Coritiba venceu neste sábado, o Santo André(2 a 1) e abriu 8 pontos para a vice-líder Portuguesa, que na minha opinião está cada vez mais perto de voltar à elite. Do 5º colocado, Criciúma ao 10º, o Marília, todos tem chances de subir.

Na ponta de baixo da tabela, o rebaixamento de Remo e principalmente o Ituano estão praticamente definidos. O time de Itu está há 14 pontos, do São Caetano, o 1º fora da zona de degola. Triste para o futebol paulista, que mais clubes tem chances reais de disputar a terceirona em 2008. O campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista de Jundiaí(18º) está quase lá também. O ABC Paulista pode perder ver os rivais Santo André, em 17º e São Caetano, em 16º, na série C. A queda do Azulão é impressionante. Depois das mortes de Serginho em 2004 e do prefeito de São Caetano e grande incentivador, Luis Tortorello, em 2005, o clube não se encontrou. Foi rebaixado à série B em 2006. Quando parecia, que o time iria se reestruturar com o vice-campeonato paulista neste ano, mas voltou a dura realidade de insucessos. Se antes o Azulão era praticamente imbatível no Anacleto Campanella, há quase dois meses não vence em seus domínios. A última vitória em casa foi contra o Criciúma(1 a 0), no dia 25 de agosto.

Ano que vem, a série C pode ficar inchada de times paulistas, o contrário da serie B deste ano, que contou com 8 representantes.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Baile na volta ao Maracanã

Os mais de 80 mil torcedores presentes ao Maracanã assitiram ao show da Seleção Brasileira contra o Equador. Depois de 7 anos sem jogar no Maracanã, nossa seleção, sem dó e nem piedade meteu 5 a 0. O endiabrado Robinho pra variar demonstrou seu repertório de dribles. A jogada do terceiro gol vai entrar para a história. Robinho, entrou pela lateral-esquerda e em um drible à la Garrincha, em cima de De la Cruz, rolou para Elano marcar o 4º gol.

Kaká, embora muito marcado pelos equatorianos foi bem. Marcou 2 gols, o seu 1º diga-se de passagem um golaço. Enlouquecidos, os torcedores gritavam "Kaká, o melhor do Mundo". Ronaldinho Gaúcho também teve seus lances de genialidade, mas ainda pode mostrar ainda mais serviço. Marcou o 2º gol, aproveitando um chute de Kaká.

Até Vágner Love, muito criticado pela apatia nos últimos jogos foi mais participativo na partida. Abriu o placar, após bela jogada de Robinho e Maicon. Mas ainda precisa melhorar nas finalizações. Perdeu umas 3 chances claras, quando ainda a partida não havia sido decidida.

De arrepiar, os torcedores cariocas de não pararam um minuto de cantar e agitar as bandeiras do Brasil, distribuídas pela CBF. O goleiro Júlio César não suportou a emoção e chorava como uma criança durante o Hino Nacional.

É essa postura, que os torcedores querem ver daqui para a frente e não a apatia demonstrada na estréia contra a Colômbia. Ainda, a equipe de Dunga fará duas partidas pelas Eliminatórias, neste ano. No dia 17 de novembro, o Brasil visita o Peru e no dia 21 faz o clássico contra o Uruguai, no Morumbi, que certamente estará lotado.

***

Tão criticada em épocas anteriores, a defesa brasileira formada por Lúcio e Juan tem sido impecável. Desde a Copa de 2006, evoluiu muito. Vai longe essa dupla...

sábado, 13 de outubro de 2007

Na base da raça, Timão arranca empate

Corinthians e Internacional, times quem em 2005 disputavam o título Brasileiro, se enfrentaram hoje com o objetivo de não jogar a Série B em 2007. Com a obrigação da vitória, o Corinthians foi mais incisivo durante os 45 primeiros minutos. Teve duas chances claras de gol, a mais incrível aos 30 min com Finazzi, que driblou o goleiro Clémer e depois não alcançou a bola. A equipe gaúcha quase não teve chances de gol, pois esbarrava na grande marcação corintiana.
No segundo tempo, o técnico do Inter, Abel Braga adiantou o seu time e aos 10 minutos, o ex-corintiano Magrão, aproveitou a bobeada do lateral Aílton e abriu o placar. O Timão, cansado pelo esforço no 1º tempo sentiu o gol e chegava timidamente ao ataque. O Inter teve a oportunidade de matar a partida, aos 22 min, com Jonas, chutando cruzado obrigando "São" Felipe a fazer bela defesa. Nelsinho Batista demorou a mexer. Era evidente que a idéia de colocar dois centroavantes Finazzi e Clodoaldo desde o início não estava funcionando. Os dois se enrolavam com a bola, um horror. Lulinha entrou no lugar de Clodoaldo e Éverton Santos no lugar de Moradei. O Timão ficou mais rápido e voltou a chegar ao gol de Clemer com perigo. O empate saiu aos 41 com Finazzi de cabeça, o terceiro consecutivo de bola parada da equipe no Brasileirão.
Com o empate, o Corinthians não saiu da Zona do Rebaixamento, se manteve na 17ª colocação com 38 pontos. Já o Inter subiu uma posição na tabela, mas ainda corre riscos de cair.
Notas

Felipe: 7,0 – Impediu o 2º gol do Inter. Não foi exigido como nos últimos jogos.
Iran: 5,0 – Muita correria e pouca objetividade
Fábio Ferreira – 6 – Não comprometeu
Zelão – 6 – Seguro
Betão – 6,5 – o melhor da zaga.
Aílton – 4,5 – Falhou no gol colorado. Improvisado na lateral esquerdo teve dificuldades de acompanhar as descidas de Jonas.
Moradei – 6 – Fez o feijão com arroz
Éverton Santos – 5,0 – Entrou mal na partida
Carlos Alberto – 7,0 – O melhor. Incansável na marcação
Héverton – 3,0 – Péssimo. Não acertou nenhum passe
Vampeta – 6,0 – Entrou bem e passou tranquilidade aos companheiros;
Clodoaldo – 3,5 – Ele jogou?
Lulinha – 6,0 – Pôs fogo no jogo, mas pode render ainda mais
Finazzi – 6,0 – Pelo gol. Deixou de marcar dois gols feitos.
Nelsinho Batista – 5,5 – Demorou para mexer.

Internacional
Guiñazu – 6,5 – O melhor do time.

Clássico equilibrado
O tão esperado clássico entre Santos e Palmeiras, na Vila foi equilibrado. O visitante foi melhor durante os 45 primeiros minutos. Caio, com gol olímpico abriu o placar. Na segunda etapa o Santos melhorou. Renatinho, que entrou depois do intervalo empatou a partida. O resultado acabou sendo pior para o Verdão, que abandonou o G-4. Já o Peixe se manteve na 3ª colocação e tem chances boas de garantir a vaga na Libertadores de 2008. O Grêmio bateu o Goiás, de virada por 2 a 1 e assumiu a 4ª colocação.
Tricolor empata e fica mais perto do título
Abalado, pelas 3 derrotas consecutivas, duas no Brasileiro, o São Paulo arrancou o empate em 1 a 1, com o Fluminense e segue tranquilamente na liderança com 11 pontos a frente do vice-líder Cruzeiro.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Sanches é o novo presidente corintiano

Depois de 14 anos, o Corinthians tem um presidente novo, com mandato tampão até janeiro de 2009. Andres Saches, conselheiro corintiano, venceu Paulo Garcia por 175 votos a 158. O outro candidato, Osmar Stábile, que não tinha nenhuma chance recebeu somente 14 votos.
A partir de hoje, Sanches terá a missão de tirar o Timão da "lama". O clube tem uma dívida estimada em 100 milhões de reais.
Uma das primeiras decisões de Sanches é ele mesmo comandar a vice-presidência de futebol, que até ontem era dirigida por Antoine Gebran. Só em 2008, Sanches escolherá um outro nome para a função.
Sanches tinha estreitas ligações com Alberto Dualib e era um dos favoráveis a assinatura do contrato com a MSI.

domingo, 7 de outubro de 2007

Betão: O herói corintiano!

Emocionante para os corintianos. Depois de 6 jogos sem vitória e um tabu de quase 5 anos sem vencer o rival São Paulo, o criticado zagueiro Betão pôs fim ao jejum ao marcar um gol de cabeça nos minutos finais da partida. Para ter noção, logo que marcou, ele desabou em lágrimas. Essa imagem ficará marcada por muito tempo na memória dos corintianos.
O São Paulo teve domínio praticamente de toda partida, mas esbarrava na raça alvinegra e na "muralha" Felipe, que novamente fez pelo menos três defesas milagrosas. Ao contrário das últimas partidas no Morumbi, o Tricolor não aproveitou as chances de gol. O jovem Moradei e o volante Carlos Alberto dificultaram muito a mobilidade do ataque são paulino. O habilidoso Dagoberto e o guerreiro Leandro fizeram muita falta. Aloísio e Borges se enrolaram muito com a bola e Souza, substituto de Leandro teve dificuldades em criar jogadas. O Tinão mais preocupado em não tomar gol pouco chegava ao gol de Rogério Ceni, que disputou o 2º tempo no sacrifício, com um problema muscular. O jogo caminhava para um feio 0 a 0, mas numa falta do lado direito, Gustavo Nery, encontrou Betão livre para encerrar o jejum corintiano.
Mesmo, com o excelente resultado, a equipe de Nelsinho Batista não saiu da incomoda zona de degola, mas subiu uma posição, agora é a 17ª colocada. Com isso, o Corinthians ganha moral para a próxima partida, contra o Internacional, neste sábado, no Pacaembu. Esse é o jogo de seis pontos, pois o time gaúcho também corre sérios riscos no campeonato. A situação corintiana ainda inspira cuidados. É bom os jogadores ficarem atentos para o desespero não voltar ao Parque São Jorge. A derrota do Flamengo para o Fluminense serve de lição para os comandados de Nelsinho. Na quinta passada, o Fla venceu o líder São Paulo e comemorou como se fosse um título. Jogou neste domingo contra o Flu de salto alto, esquecendo de jogar bola.

Pitadinha
Desesperadora a contusão do volante Carlão, que se chocou com o polivalente Richarlyson. Carlão saiu de campo desacordado e só recuperou a consciências uns 10 minutos depois do choque. Felizmente está tudo bem com o jogador, que ficará pelo menos até amanhã em observação no hospital São Luiz.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Na raça, Timão arranca empate, mas se mantém na zona de degola

O Corinthians entrou em campo contra o Fluminense, no Maracanã pressionado pelas últimas 4 derrotas consecutivas e a 18ª colocação na Tabela. Até que a equipe foi bem no 1º tempo teve poucas chances de abrir o placar, jogava bem, mas como no futebol não existe justiça, o Fluminense com Alex Dias numa pixotada abriu o placar. Em seguida o meia corintiano Héverton foi derrubado dentro da área e o árbitro Evandro Roman deixou de marcar o pênalti. Ao contrário das últimas partidas, o Timão não se abalou com o gol sofrido e foi em busca do empate, que não demorou muito para sair. Aos 43 min, em cobrança de falta, o meia Aílton pôs a bola na cabeça de Zelão, que empurrou para as redes.
No 2ºtempo, na base da raça, a equipe se fechou a partir da infantil expulsão do meia Aílton, que recebeu o 2ºcartão amarelo por reclamação. Durante 22 minutos, bravamente os corintianos seguraram o placar, que acabou não sendo tão ruim, mesmo a equipe mantendo a 18ª colocação. No minuto final, São Felipe apareceu ao tirar gol certo de Adriano Magrão.

Pitadinhas
O Palmeiras venceu o Náutico de virada por 2 a 1, mas se manteve na 5ºcolocação, já que o Santos venceu o Cruzeiro no minuto final, com gol de Adaílton. A derrota cruzeirense beneficiou ainda mais o líder São Paulo. Se vencer amanhã o Flamengo, no Maracanã, o Tricolor abrirá 15 pontos de vantagem sobre a Raposa, faltando apenas 9 rodadas para o término do Brasileirão. Cá entre nós. Esse título já é do São Paulo há muito tempo.