quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Drama: O Corinthians vai cair?

Diria que a situação do Corinthians em seguir na série A no Brasileirão em 2008 é complicadíssima, mas não impossível como muitos dizem por aí. É claro que esse é um dos piores times da história corintiana. Faltam 6 jogos e se vencer pelo menos 4, sendo que um contra o Goiás, concorrente direto contra o Rebaixamento, o Timão não vai depender de ninguém para permancer na elite.

Grêmio e Flamengo, que ainda vão jogar contra o Timão até o final do Brasileiro, viveram situações dramáticas em anos anteriores, mas escaparam do Rebaixamento. Os gaúchos viveram situações delicadíssimas em 2003. O Grêmio estava dez pontos atrás da última equipe que seria rebaixada e restavam 13 rodadas, quando iniciou uma reação. Com probabilidade de 94% de ser rebaixado, obteve sete vitórias, três empates e três derrotas nos 13 jogos restantes, o que elevou o aproveitamento para 62%, assim evitando o rebaixamento. No entanto, naquele ano, um aspecto ajudou os gaúchos. Apenas duas equipes caiam à Série B. Outra coincidência é o adversário que o Grêmio enfrentou na última rodada, quando escapou definitivamente. Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Olímpico, os gaúchos fugiram da Série B. O confronto se repete novamente neste ano. Já o Flamengo viveu esta situação em 2005. À época, o time tinha 41 pontos, era o primeiro integrante da zona de rebaixamento e restavam seis rodadas. A equipe então iniciou uma reação, somando 14 pontos em 18 possíveis - 78% de aproveitamento -, evitando o rebaixamento. Por isso, acho possível uma reação corintiana deste tipo. Afinal, o futebol é uma caixinha de surpresas.

***Essa recuperação tem que começar domingo contra o Figueirense, no Pacaembu, que deverá estar lotado. mesmo com a grave crise, a torcida promete apoiar até o fim. Qualquer resultado que não seja a vitória, sepultará de vez as chances do Corinthians permanecer na primeira divisão e pior se o Goiás vencer o Santos, na Vila Belmiro, no sábado, o que não seria uma surpresa, pois o Santos não vem bem no campeonato.

Curtas

A recuperação que o Flamengo está tendo neste campeonato é fantástica. Praticamente o primeiro turno inteiro ocupou a Zona de rebaixamento. No returno, o time subiu na tabela e começa a sonhar com uma vaga na taça da Libertadores de 2008, o que não é tão difícil de acontecer, levando em conta que Santos, Grêmio e principalmente Cruzeiro estão em queda na tabela. Nos últimos 6 jogos, o Mengo venceu 5 e perdeu somente um, excelente aproveitamento. E tem mais, o time é praticamente imbatível no Maracanã. Perdeu somente uma vez, para o Vasco, há cerca duas semanas. O time carioca recebe ajuda da imensa torcida rubro negra. Se cuida Corinthians!! Quarta-feira, o Mengo é o adversário. Para esse jogo são esperados mais de 79 mil torcedores.

E o Palmeiras hein? Desacreditado, no início da temporada, muitos diziam que o time ia lutar para não cair, e qual a surpresa? O Verdão é o vice-líder e praticamente está garantido no Libertadores, no ano que vem. Parabéns a Caio Jr, que não começou tão bem o ano, mas no decorrer da temporada abandonou conceitos que na minha maneira de ver não dão certos. Ele vêm pondo em campo, uma equipe com dois zagueiros (Gustavo e Dininho) e dois meias ofensivos (Caio e Valdívia),o que está dando muito certo.

Nenhum comentário: