segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Brasileirão 2007: Nível técnico baixo e grande apelo popular

Faltando apenas 3 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro já dá para fazer uma análise, os pontos positivos e negativos deste torneio..

O Brasileirão de 2007 foi um dos piores em nível técnico da história. A situação econômica dos clubes Brasileiros ajuda a explicar o fato. Sem grana, nossos dirigentes negociam precocemente os jovens talentos. Foram-se o corintiano Wilian, o colorado Alexandre Pato, os gremistas Lucas e Carlos Eduardo. Esse comportamento está bem longe do fim. Até o final do ano, mais jovens devem deixar o país e defender as cores de clubes medianos da Europa. O corintiano Lulinha deve ser o próximo a sair. Com apenas 18 anos, o atleta recebeu uma proposta de R$30 milhões do poderoso Chelsea, da Inglaterra. Como a crise financeira do Corinthians é muito grave, o clube não deve ser esforçar para a permanência de Lulinha.O zagueiro são paulino Breno deve jogar no Real Madri em 2008 e se juntar aos brasileiros Marcelo, Robinho, Júlio Baptista.

Para mim não teve nenhum craque como nas últimas edições. Os meias Tiago Neves, do Fluminense e Valdívia, do Palmeiras tiveram grandes atuações, mas não aquelas dignas de um craque de futebol. Mas para não deixar o quesito em branco, minha opção seria Tiago Neves. Mas a sua atitude ridícula em assinar contratos com clubes diferentes(Fluminense e Palmeiras) me decepcionou muito. Não vi ali uma atitude de um profissional. O chileno Valdívia seria minha segunda opção, mas a agressão ao jogador vascaíno Alan Kardec, na reta final do Campeonato mudou meus planos. Meu voto é o seguinte, podem até me ridicularizar: o volante Richarlyson. O atleta são paulino venceu todo o preconceito e foi um dos símbolos do tetracampeonato do Tricolor. Com muita raça conquistou a torcida são paulina, muito crítica com a possível homossexualidade do jogador.

Mesmo com o fraco nível técnico do Campeonato, o torcedor brasileiro não abandonou os estádios. Que diga a torcida flamenguista, que jogo após jogo bate recordes de público. Contra o Santos, no último domingo, mais de 81 mil torcedores pagaram ingresso para ver seu time vencer por 1 a 0 e ficar próximo da vaga à Libertadores. Ponto positivo também para a torcida corintiana, que mesmo com o clube em péssima situação não o abandonou, tem lotado o estádio do Pacaembu e promovido caravanas às cidades por onde o Timão passa. No último jogo, em Goiânia, 15 mil corintianos estiveram no Serra Dourada.


Seleção Campeonato Brasileiro 2007

Goleiro:Felipe(Corinthians)

Lateral-direito: Léo Moura(Flamengo)

Zagueiro: Thiago Silva(Fluminense)

Zagueiro: Miranda(São Paulo)

Lateral-esquerdo: Kléber(Santos)

Volante: Rodrigo Souto(Santos)

Volante: Richarlyson(São Paulo)

Meia: Thiago Neves(Fluminense)

Meia: Valdívia(Palmeiras)

Atacante: Acosta(Náutico)

Atacante: Leandro Amaral (Vasco)

Técnico: Muricy Ramalho (São Paulo)

Revelação: Breno (São Paulo)

Craque do Campeonato Richarlyson ( São Paulo)

Nenhum comentário: