segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tragédia anunciada

O Brasil amanheceu mais triste nesta segunda-feira. Na noite de domingo, parte da arquibancada do estádio da Fonte Nova, em Salvador, cedeu e deixou um saldo de 7 mortos e 40 feridos, ofuscando o acesso do Bahia à Série B do Campeonato Brasileiro.

Causa revolta as autoridades não tomarem nenhuma atitude. No mês passado o Sindicato de Arquitetura e Engenharia (Siaenco) realizou um estudo sobre a situação dos estádios brasileiros e constatou que a Fonte Nova é o pior estádio do Brasil. Veja as fotos das instalações da Fonte Nova. Dão até nojo: http://www.copa2014.org.br/estadios_ba.asp O Sindicato também concluiu que no momento, nenhum estádio brasileiro está apto para ser sede na Copa do Mundo de 2014. Maracanã, Morumbi e Engenhão são os melhores do Brasil, mas precisam de uma série de mudanças para a Copa.

Pelo menos, o governo da Bahia já se manifestou. O governador Jacques Wagner afirmou que fará um estudo para saber se a estrutura ficou compremetida e que se estiver não haverá outra solução, senão a demolição. É um crime deixar um estádio nessas condições. Quem trará de volta a vida das vítimas fatais?

Santos e Flamengo na Libertadores, Juventude rebaixado e Paraná quase lá

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Flamengo venceram e estão garantidos na Copa Libertadores de 2008. A classificação do Flamengo é impressionante. Após as chegadas de Joel Santana, do zagueiro Fábio Luciano, do volante Ibson e do meia Roger, o time abandonou a zona de Rebaixamento e começou a ocupar as primeiras colocações na tabela. Neste período a torcida rubro negra fez a diferença. Recordes de público foram quebrados rodada a rodada no Maracanã. Na vitória sobre o Atlético PR(2 a 0), mais de 82 mil torcedores pagaram ingresso para ver o time e estabeleceram o novo recorde no Nacional. Na Libertadores do ano que vem o Mengo se junta ao rival Fluminense, campeão da Copa do Brasil.

A classificação do Santos veio de maneira heróica. Após estar perdendo por 2 a 0 até os 28 minutos do 2º tempo, o Peixe virou o placar com 3 gols do atacante Kléber Pereira em apenas 10 minutos. A vitória pôs a equipe de forma antecipada no torneio sulamericano com uma rodada de antecedência. O Santos se despede da competição contra o Fluminense, na Vila Belmiro. Se vencer, garante o vice-campeonato Brasileiro.

Sobrou apenas uma vaga para a Libertadores. Três equipes estão na briga: Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio. A situação do Palmeiras é mais confortável. Vencendo o Atlético MG, no Palestra Itália carimba a vaga para o torneio Sulamericano. A situação do Grêmio é a mais difícil. Para terminar o campeonato no G-4 precisa vencer o Corinthians, no próximo domingo e torcer para uma difícil combinação de resultados: empate do Cruzeiro contra o lanterna América RN, no Mineirão e empate do Palmeiras com o Galo, no Palestra.

Na ponta de baixo da tabela, a briga ficou menor. O Juventude perdeu para o Fluminense e está matematicamente rebaixado à Série B, se juntando ao América de Natal. Outro que deve seguir as duas equipes é o Paraná, que tropeçou em casa. Quem agradeceu foi o Corinthians, que não retornou à zona de degola e de quebra pode já escapar do Rebaixamento, nesta quarta-feira se vencer o Vasco, no Pacaembu e o Goiás for derrotado pelo Atlético MG, no Mineirão. Se isso acontecer, Paraná e Goiás serão rebaixados.

Nenhum comentário: