quarta-feira, 30 de julho de 2008


Peixe deixa a degola



O Santos venceu a sua primeira partida fora de casa nesse Campeonato Brasileiro. Com a vitória de 1 a 0 sobre o Internacional deixou a zona de Rebaixamento. Caso o Vasco derrotar o Atlético MG, nessa quinta, em São Januário, o Peixe retorna à zona de degola.
As duas equipes fizeram um primeiro tempo ruim. Os goleiros Clemer, do Inter e Douglas, do Santos pouco pegaram na bola. No segundo tempo a partida melhorou. O Inter buscou o gol no início, mas Douglas fez duas belas defesas. Na única oportunidade que teve o Peixe, o bom atacante Maikon Leite não desperdiçou. A derrota do Inter complica muito a sua situação. O título ficou mais difícil, mesmo sabendo que daqui algumas rodadas, o Inter vai contar com importantes reforços como o meia D'Alessandro e o atacante Daniel Carvalho. No jogo de hoje sentiu muito as ausências do meia Alex e do atacante Nilmar, ambos lesionados.

O Palmeiras bateu o Flamengo por 1 a 0, com gol do volante Sandro Silva, mas permaneceu na quinta colocação. O São Paulo perdeu a oportunidade de entrar no G-4 pela primeira vez e apenas empatou com o Figueirense. O atacante Tadeu abriu o placar para o Figueirense, mas no segundo tempo o são paulino Hugo deixou tudo igual.

quarta-feira, 23 de julho de 2008


Reação do Tricolor é brecada pelo Inter


No Beira Rio, o São Paulo perdeu o embalo de três vitórias consecutivas e foi derrotado pelo bom time do Internacional, com dois gols de Nilmar. Em grande parte da partida, o Inter foi superior ao Tricolor que enfrentava dificuldades na criação de jogadas. Hernanes, na seleção olímpica fez muita falta.
Quando o jogo estava 0 a 0, o árbitro Héber Roberto Lopes anulou gol legal de Dagoberto, prejudicando o Tricolor.
Segundo tempo, o Inter matou o jogo com o 2º gol de Nilmar. O Tricolor perdeu a chance de entrar no G-4, pela primeira vez. Já o Colorado, que começou mal o campeonato reage bem e já é o sexto colocado, a dois pontos do quarto colocado, o Cruzeiro.

Crédito foto: VIPCOMM

Jogão
Não vi a partida entre Portuguesa x Flamengo realizada no Canindé. Mas pelo que vi nos Melhores Momentos não faltaram emoção e lances polêmicos. Gol de mão, pênalti defendido por goleiro. Os dois goleiros, o veterano Sérgio, da Lusa e o bruno, do Flamengo fizeram grandes defesas. Aos 34, o Mengo abre o placar. Ronaldo Angelim marca com a mão e o juiz Evandro Roman não vê. A Lusa não demora a reagir e Diogo, de pênalti deixa tudo igual. Aos 42, outro lance polêmico, em bate rebate na área, Diego Tardelli encosta a mão na bola, que sobra para Ibson fazer o segundo gol. Com dois minutos do segundo tempo, a Lusa chega ao empate novamente com Diogo cobrando pênalti. Nos minutos finais, o mengo teve a chance de vencer a partida, mas Ibson desperdiçou pênalti duas vezes. O primeiro batido, o juiz mandou voltar. O líder Flamengo chegou a terceira partida consecutiva sem vitória.

terça-feira, 22 de julho de 2008

O Campeonato Brasileiro mais equilibrado dos últimos tempos

Há muito tempo não víamos um Campeonato Brasileiro tão equilibrado. A diferença do primeiro colocado, Flamengo para o sexto colocado, Palmeiras é de apenas cinco pontos. O Flamengo que havia disparado na liderança há algumas rodadas, perdeu fôlego com as duas últimas derrotas para Coritiba e Vitória, ambas por 1 a 0. Confesso que no início do Campeonato acreditava que o Mengo teria grandes chances de se sagrar campeão, mas perdas de jogadores importantes como os meias Marcinho e Renato Augusto deixaram um ponto de interrogação no ar. Será que o time perdeu o encanto? Agora vai cair na tabela?

Ainda é muito cedo para arriscar sobre quem será o Campeão Brasileiro. Mas listo os favoritos: São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Esse último começou mal o Campeonato perdeu bons jogadores como Fernandão e Iarley, mas com os reforços que estão a caminho, como o meia argentino D'Alessandro e o atacante Daniel Carvalho coloca o Inter com boas chances de ser campeão também. Só não entendi a contratação do lateral "chinelinho" Gustavo Nery. Há muito tempo, ele não joga bola, vive mais nos departamentos médicos dos clubes. Sua última passagem pelo Fluminense foi um fiasco. E no Corinthians? Não pode reclamar de falta de oportunidades, pois vários técnicos deram chances a ele. Mas não correspondeu às expectativas.

Nem na zona de Rebaixamento dá para cravar os rebaixados. Talvez só o Ipatinga tem grandes chances de cair para a série B. Mas contra times grandes, arrancou pontos que podem ser preciosos contra a degola. Empatou com o São Paulo(1 a 1) e com o Cruzeiro(2 a 2). A briga do rebaixamento deve ficar do 12º colocado Vasco para baixo. Sei que ainda é cedo, mas meus palpites são: Ipatinga, Portuguesa, Atlético MG e Goiás. E vocês façam suas apostas!

domingo, 20 de julho de 2008

Peixe enfim vence, Verdão decepciona e Tricolor quase no G-4

Aleluia. Depois de dois meses, o Santos venceu uma partida. Kléber Pereira anotou o único gol do jogo. Mesmo com o triunfo, o Peixe permaneceu na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, a frente somente do Ipatinga.
Após nove partidas no comando, o técnico Cuca triunfou pela primeira vez. O primeiro tempo foi muito equlilibrado. Carlinhos Bala, do Sport e Fabão do Santos, cada um meteu uma bola na trave. O Sport foi prejudicado, após o assistente anular um gol legal de Roger. Aos 43 minutos, Kléber Pereira perdeu pênalti, mas no rebote se redimiu e estufou as redes de Magrão.
O segundo tempo foi fraco. O Peixe se preocupou mais em segurar o importante resultado enquanto que o Sport tentava o empate, mas esbarrava na forte marcação santista. Com a vitória, o Santos ganha fôlego para o clássico de quinta-feira contra o Palmeiras, no Palestra Itália.


Já o Palmeiras decepcionou contra o Goiás, um dos candidatos ao Rebaixamento. O time de Goiânia chegou abrir 2 a 0, mas em quatro minutos fez dois gols, com Alex Mineiro, aos 42 e Jéci, aos 46. No segundo tempo, o Goiás voltou melhor. Aos 15, Alex Terra desempatou. O palmeirense Kléber pra variar foi expulso pela terceira vez nesse Brasileiro e sepultou as chances de o Verdão empatar.

O Tricolor venceu o Botafogo por 2 a 1, no Morumbi e só não chegou ao G-4 por causa da derrota do Flamengo para o Vitória. O time baiano venceu por 1 a 0 e retornou ao G-4. Essa foi a segunda derrota consecutiva do Flamengo. Será que agora o time vai cair de vez? Tudo indica que sim. O Mengo parece que anda sentindo a falta dos meias Marcinho e Renato Augusto, negociados para o exterior.

sábado, 19 de julho de 2008


Tchau invencibilidade!


Após 12 rodadas da série B, enfim o Corinthians saiu derrotado. Nesse sábado, diante de mais de 33 mil corintianos, o Timão sucumbiu a marcação do Bahia e acabou perdendo por 1 a 0, com gol de falta do meia Elias. Mais uma vez, o goleiro Felipe falhou. O alvinegro abusou do direito de perder gols. Segundo o programa de estatísticas Footstats, a equipe corintiana finalizou 18 vezes. Somente seis das finalizações foram em direção ao gol de Darci. Já o Bahia foi mais eficiente. Em cinco chutes, três foram em direção à meta corintiana, num deles o gol.

No segundo tempo, o zagueiro Fábio Ferreira perdeu um gol cara a cara com o goleiro do Bahia, mas chutou para fora. Os atacantes Acosta e Herrera perderam muitas oportunidades.

Mesmo com o resultado adverso, o Timão permaneceu na liderança, só que a diferença para o vice-líder Barueri caiu para quatro pontos. Os dois próximos jogos não serão nada fácil. Terça-feira vai a Fortaleza enfrentar o Ceará, 7º colocado e no sábado pega o Paraná, em Curitiba.

Curtinhas

Felipe falou muito e mais uma vez jogou pouco. Durante a semana revelou seu ódio pelo Bahia e ficou insatisfeito com o uniforme amarelo criado para os goleiros. Mais humildade, Felipe!!!

Lulinha prova a cada dia que não tem chances de jogar num time grande como o Corinthians. O garoto errou muito e foi sacado no intervalo por Mano Menezes. Mais um jogador queimado pelos empresários, que trataram o meia como um craque antes de subir aos profissionais. Não é Sr Wágner Ribeiro?


Crédito foto: Agência Corinthians

quarta-feira, 16 de julho de 2008


De volta ao caminhos das vitórias


O São Paulo confirmou a sua ascensão no Campeonato Brasileiro após bater nessa quarta-feira o bom time do Vitória por 3 a 1, no Barradão, em Salvador. A equipe se superou mesmo com desfalques importantes, os zagueiros Miranda e André Dias e os atacantes Aloísio e Borges. Com o resultado subiu para a sexta colocação, a um ponto do Palmeiras, quarto colocado. Definitivamente, o Tricolor voltou a briga pelo tricampeonato brasileiro. Atuou de maneira segura, marcando bem e atacando com muita eficiência, como nos bons momentos de 2007.
O Vitória iniciou bem a partida, dando a impressão que logo abriria o placar. Aos seis minutos, o time mandante marca, mas o juiz Sérgio da Silva Carvalho anula o gol equivocadamente, alegando a bola havia saído antes do cruzamento. Aos poucos, o São Paulo equilibrou a partida. Aos 13, Hugo recebeu de cabeça cruzamento de Hernanes e em posição de impedimento fez 1 a 0 para o visitante. O time baiano sentiu o gol, errava muitos passes e esbarrava na forte marcação são paulina.
No segundo tempo, o Vitória teve maior posse de bola, tentava igualar a partida, mas dava espaços para o Tricolor contra-atacar. Num deles, aos 28, Dagoberto não perdoou e fez 2 a 0. Sete minutos depois, o atacante Éder Luis, o melhor em campo, deu arrancada do meio de campo driblou dois e tocou na saída de Viáfara. 3 a 0! Aos 45 minutos, Dinei descontou para os baianos, dando números finais à partida.

Boa vitória!!
Não acompanhei a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense por 3 a 1. Esse resultado acabou com o jejum de três jogos sem vitória e pôs o time de volta ao G-4. O atacante Kléber foi o destaque ao marcar dois gols. O estreante Maicossuel deixou sua marca. Washington fez o gol carioca.

Mais vexame
E o Santos hein? Não tem jeito mesmo. Levou uma goleada por 3 a 0, em Florianópolis. Cuca pediu demissão, mas a diretoria não aceitou o pedido. A situação começa a ficar complicada. Já não acho tão fácil o time escapar da zona do rebaixamento. Muitos cravam que o Peixe não cai. Em 2007 falavam que o Corinthians não cairia desde a primeira rodada. E deu no que deu: Corinthians na série B.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Situação da arbitragem brasileira é caótica



A arbitragem brasileira vive uma péssima fase. Na rodada de fim de semana, erros interferiram no resultado das partidas. Começando pelo sábado. No empate do Corinthians contra o Santo André, pela série B, o árbitro paulista Guilherme Cereta de Lima deixou de anotar dois pênaltis claros para o Corinthians.

Pela série A, o erro mais grave ocorreu na Arena da Baixada. O árbitro Giuliano Bozzano de Santa Catarina entrou em cena. O jogador atleticano Douglas pisou na bola e Bozzano marcou pênalti, que foi convertido por Alan Bahia. O jogo ficou no 1 a 1.

O empate do Santos com o Botafogo também não passou em branco. O mineiro Alício Pena Jr inverteu muitas faltas. Faltando minutos para o fim, o goleiro Fábio Costa deu um tapa proposital no atleta do Botafogo e recebeu somente um cartão amarelo. A regra é clara. Agressão é vermelho direto. O gol de empate do Santos foi ilegal, mas daqueles lances em que o assistente não pode ser culpado. Quando Kléber Pereira recebeu a bola estava em posição de impedimento por centímetros.

quinta-feira, 10 de julho de 2008



Coisas do futebol!!

A grande revelação do Campeonato Brasileiro é o Vitória-BA, vice-líder da competição. O mérito pela ótima campanha tem que ser dado ao técnico Vágner Mancini, na minha opinião o melhor da nova safra de técnicos brasileiros. Em 2005, já havia feito excelente campanha com o Paulista de Jundiaí, sendo Campeão da Copa do Brasil e levando o clube pela primeira vez em sua história. Para ser ter uma idéia, quando saiu do clube, o Paulista teve grande queda de redimento, sendo rebaixado para a série C do Brasileirão.

O Grêmio apostou em sua contratação. Por incrível que pareça durou no comando somente seis partidas e deixou o time de maneira invicta(quatro vitórias e dois empates). Os dirigentes gremistas não aprovaram o seu trabalho. Que piada!! Especula-se que sua saída se deveu ao fato de escalar um time bem ofensivo e se descuidar da parte defensiva. Isso é desculpa de gente que adora aquele futebol pragmático, de resultados em detrimento do futebol bem jogado. A contratação do retranqueiro Celso Roth só confirma essa tese. Contra o Santos, a equipe abusou da retranca e saiu satisfeita com o empate contra o Santos, que não bota medo em ninguém!!! Se o Peixe tivesse menos azar teria feito quatro ou cinco gols no Grêmio.

Hoje o Vitória, de Vágner Mancini, além de ocupar a vice-liderança, tem o 2º melhor ataque e a 2ª melhor defesa. Uma boa resposta aos críticos de Mancini, ou não??

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dica

Para quem é fã de automobilismo, a dica é o Blog do futuro jornalista Pedro Henrique. Dêem uma passada por lá!!
http://automobilismonews.blogspot.com/
Peixe joga bem, mas não leva os três pontosQue coisa!!

A má fase do Santos continua. Já é a oitava partida consecutiva sem vitória e em seis jogos no comando, Cuca ainda não conseguiu ver sua equipe vencer. O Santos começou bem a partida. O atacante Maikon Leite, como titular pela primeira vez, atazanou os gremistas. Perdeu uns três gols feitos. A partir daí, prevaleceu o discurso do quem não faz, toma. Rodrigo Mendes aproveitou cobrança de escanteio e de cabeça abriu o placar. O Peixe não sentiu o gol sofrido e continuou em cima do Grêmio. O lateral Apodi soltou bomba fora da área e a bola explodiu no travessão. Após tanta pressão, o empate saiu com o estreante Michael, ao tocar com o pé esquerdo para o fundo das redes de Victor.
No segundo tempo, o ritmo caiu bastante. O Grêmio teve oportunidades agudas para fazer o 2º. Na melhor delas, o atacante Marcel de frente para o gol chutou para fora.
Cuca tentou abrir o time em busca da vitória, mas as substituições não surtiram o efeito esperado.
A vida do Peixe não está nada fácil. Até quando o time tem boa atuação, não consegue sair com três pontos e deixar a zona do Rebaixamento. Domingo, o time tem mais uma oportunidade para se reabilitar. Dessa vez diante do Botafogo, na Vila Belmiro. O time de General Severiano levou de 5 a 2 do Vitória e se aproximou da zona da degola. Acredito que o Peixe não será rebaixado, mas deve brigar somente por uma vaga na Copa Sulamericana de 2009.

Tricolor se complica
Não vi a derrota do São Paulo para o Náutico(2 a 1). Mas essas sucessivas perdas de pontos podem complicar a situação do time, que deseja faturar o Tricampeonato Brasileiro. Em três jogos somou apenas dois pontos. Um deles contra o Ipatinga, candidato sérissimo ao rebaixamento. Abre os olhos Tricolor!!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Não tem para ninguém!!

Fácil, extremamente fácil. Esse trecho da música do grupo Jota Quest reflete como está sendo a série B para o Corinthians. Em apenas 1/3 do Campeonato, o Timão venceu oito vezes, empatou duas vezes e não perdeu nenhuma. Posso dizer que o clube já garantiu o acesso. Não existe equipe alguma tecnicamente superior ao alvinegro. Contra o Marília, nessa terça-feira, goleou o Marília por 5 a 0 e um detalhe, jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, já que Acosta cometeu entrada criminosa no jogador adversário e recebeu cartão vermelho. Mas por incrível que pareça, o time não sentiu. Parecia até que era o MAC quem estava com um jogador a menos. Com 10, o Timão fez mais três gols e abriu seis pontos de diferença para o vice-líder Barueri.
Se o time mantiver esse grande aproveitamento daqui para a frente, calcula-se que no início do segundo turno garanta o acesso com muita antecipação. Ano passado, o Vitória, 4º colocado, subiu com 59 pontos. Hoje com 26 pontos ganhos, o time precisa de mais 34, ou seja 13 vitórias e um empate para voltar a série A. Isso que ainda restam 28 rodadas(84 pontos em disputa).