quarta-feira, 10 de junho de 2009

Brasil sofre, mas vence o Paraguai pelas Eliminatórias





Não foi fácil, como muita gente imaginava (eu não me incluía nesse grupo). O Brasil teve sérias dificuldades em furar a retranca do Paraguai. Chegou a estar perdendo por 1 a 0, mas com muita raça e um pouco de sorte, virou o placar, num Arruda lotado com mais de 56 mil pessoas.

Dunga repetiu a mesma formação que realizou ótima partida e goleou o Uruguai, no último sábado, com exceção a entrada de Nilmar, no lugar de Luís Fabiano, suspenso.
O Brasil fez um primeiro tempo ruim, errando muitos passes. A bola quase não chegava aos atacantes. As principais jogadas de perigo do Paraguai saíram dos pés do "gordinho" Cabañas, carrasco de Santos e Flamengo, na Libertadores de 2008. E aos 25, ele mesmo bateu falta, a bola desviou em Elano e enganou Júlio César. O gol abalou muitos os brasileiros. Kaká fazia péssima partida e abusava dos erros de passe.
Num lance de sorte, o Brasil chegou ao empate. Aos 40 minutos, o lateral Daniel Alves cruzou da direita e Robinho de primeira com o pé esquerdo fez um belo gol.

O Brasil voltou para a etapa complementar bem melhor em campo, mais insistente no ataque e seguro na defesa. E foi recompensado por isso. Aos 4 minutos, o meia Felipe Melo acertou lindo passe para Nilmar, que tentou ajeitar no peito para Robinho. A bola tocou em Cáceres e voltou para Nilmar, que tocou na saída de Villar. A Seleção Brasileira teve chance de ampliar em rápidos contra-ataques, mas Kaká, Daniel Alves e Pato pecaram na finalização.

A vitória por 2 a 1, deixou o Brasil na liderança das Eliminatórias com 27 pontos ganhos e bem próximo da classificação antecipada para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

Atuações e notas

Júlio César - 6,0 - Pouco exigido. Sem culpa no gol;

Daniel Alves - 7,5 - O melhor em campo. Assistência para o gol de Robinho e perigoso em jogadas de bola parada;

Juan - 5,0 - Atuação fraca, algo raro com a camisa canarinho;

Lúcio - 6,0 - Mal no primeiro tempo. Melhor na etapa final, quando se posicionou melhor no campo de defesa e se arriscou ao ataque;

Kléber - 5,0 - Novamente uma nulidade em campo;

Gilberto Silva - 5,0 - Não tem a mínima chance de defender o Brasil no momento. Muito lento e com limitações defensivas;

Elano - 4,0 - Bobeou no gol paraguaio, ao desviar chute de Cabañas contra o próprio patrimônio;

(Ramires) - 6,0 - Nervoso no início do segundo tempo. Depois se recuperou com bons desarmes;

Felipe Melo - 6,0 - Acha que é craque ( e está longe de ser) e exagera nos lances de efeito. Mas deu belo passe para Nilmar virar o placar;

Kaká - 5,5 - O que está acontecendo com ele? Não é nem sombra do jogador que encantou o mundo em 2007. Quase não acertou passes e se escondeu em vários momentos do jogo;

Robinho - 6,5 - Boa partida, coroada com um belo gol;

(Kléberson) - Sem nota;

Nilmar - 6,0 - Pareceu inibido no primeiro tempo. O seu gol, o da virada, lhe deu mais confiança;

(Alexandre Pato) - 5,0 - Não entrou bem e perdeu gol feito no fim.

Nenhum comentário: