Ufa!!! Brasil na final da Copa AméricaAos trancos e barrancos, o Brasil está na final da Copa América. O Brasil eliminou o Uruguai, nas cobranças de pênaltis, após a partida terminar empatada em 2 a 2 no tempo normal.
Dunga manteve o mesmo time que goleou o Chile, por 6 a 1, nas quartas de finais. Os brasileiros começaram melhor que os uruguaios. O time se arriscava ao ataque e apertava a saída de bola uruguaia. Robinho, bem marcado teve dificuldades e não brilhou como nos últimos jogos. O lateral Maicon abriu o placar, aos 13 minutos, após boa jogada do volante Julio Baptista. Era evidente que logo a seleção ampliaria o placar, tamanha superioridade. Dois minutos depois, o jogo ficou paralisado por 13 minutos devido a falta de luz de uma das torres de iluminação do estádio, em Maracaibo. O problema não foi solucionado mas mesmo assim o árbitro Oscar Juiz reiniciou a partida, após 13 minutos de paralização. O tempo parado não foi bom para o Brasil. Os uruguaios melhoraram e o goleiro Doni fez duas defesas difíceis. Aos 49 minutos, Doni afastou mal uma bola, que sobrou para Forlán empatar a partida. O Brasil não sentiu o gol e aos 53 minutos, Júlio Baptista desempatou o jogo.
No 2º tempo, as duas equipes pouco produziram oportunidades de gols. Numa, aos 25 minutos, em falha da zaga brasileira, o Uruguai, com o atacante Abreu novamente empatou a partida. O Brasil voltou apresentar os mesmos erros dos jogos contra o Equador e Chile, ainda na primeira fase. O meio de campo não criava e Josué, errava muitos passes.
Para as penalidades, Dunga escalou Robinho, Juan, Gilberto Silva, Afonso e Diego. Robinho, abriu a série e fez 1 a 0 para o Brasil. O uruguaio Forlán não teve a mesma sorte. Cobrou mal e permitiu que Doni fizesse a defesa com os pés. Afonso e Fernando, para o Brasil, e Pablo García, para o Uruguai, também desperdiçaram suas cobranças. Mas, nas séries alternadas, Gilberto deixou o dele, e Doni, que se adiantou, defendeu a cobrança do ex-são-paulino Lugano e botou o Brasil na final! Agora, o Brasil aguarda o vencedor de México e Argentina, que se enfrentam amanhã.
NOTAS
Doni - 8,0 - Duas belas defesas no tempo normal e duas nas cobranças de pênaltis.
Maicon - 6,0 - Um gol, mas deixou muitos espaços para o Urugaui atacar
Juan - 7,0 - Seguro, como sempre. É um dos melhores zagueiros do mundo
Alex - 6,5 - Melhor que nas últimas partidas, mas ainda deve futebol
Gilberto - 5,5 - Não merece ser titular. Apóia muito pouco e marca mal;
Mineiro - 6,5 - Bem no primeiro tempo, mas mal apareceu na 2ª etapa
Gilber
to Silva - 5,5 - Burocrático. O capitão, levou o 2º amarelo e está fora da decisão;
Josué - 4,5 - Mal, errou muitos passes. Não repetiu a boa atuação que teve contra o Chile
Fernando - 4,0 - Entrou quase no fim e não foi bem. Perdeu pênalti;
Júlio Baptista - 6,5 - Fez belas jogadas e deixou o seu gol;
Diego - 6,0 - Entrou bem;
Robinho - 6,0 - Sem brilho, mas ajudou no coletivo;
Vágner Love - 5,0 - Uma decepção. Não merece vestir a amarelinha.
Afonso - 4,0 - Entrou no final, cavou um pênalti. Deperdiçou a penalidade
Dunga - 5,5 - Demorou para mexer. Mal quando trocou Josué por Fernando e tirou Julio Baptista, que fazia boa partida.